Mudança de rotina durante as viagens não significam que os cuidados básicos de higiene bucal devam ser esquecidos.
A escovação após as refeições não deve ser esquecida ou negligenciada apesar do "cansaço", "falta de lugar" ou mesmo "esquecimento". Principalmente a escovação noturna, que muita gente arranja uma desculpa e acaba "deixando pro outro dia". Afinal, os micro-organismos agem em plena atividade também durante o sono, e os restos alimentares se tornam um "prato cheio" para seu desenvolvimento, e consequentemente o aparecimento de cáries, irritações na gengiva, entre outros problemas.
Kit Higiene Bucal
Carregue sempre um kit para higiene bucal, assim como você já faz com outros itens de higiene. Uma escova dental nova, creme dental, fio dental e enxaguatório bucal são o necessário. Já existe no mercado todos estes produtos em embalagens menores, para ocupar pouco espaço em sua bagagem. Portanto, isto não é desculpa!
Ter uma escova só para viagens é uma boa medido, visto que, neste caso, evita-se a necessidade de trocá-la durante a viagem, e você não correrá o risco de não encontrar a que você já está acostumado.
O enxaguatório bucal tambem é importante para a complementação da higiene bucal - ele age em locais onde a escova e até mesmo o fio dental não alcança -, e pode até ser usado sozinho, caso seja impossível ter acesso a um local para a escovação.
Aparelhos e próteses
Para quem usa aparelho fixo ou prótese, deve ser acrescentado no kit a escova interdental. À essas pessoas, recomendamos também evitar alimentos resistentes ou com caroços - como azeitnoa, nozes, entre outros. Esses alimentos podem causar, sem os devidos cuidados, fratura nos dentes, ou descolamento em próteses ou aparelhos.
Outras recomendações
Se, em último caso, não houver como fazer a escovação, coma alimentos como pera, maçã, cenoura. Esses alimentos são capazes de limpar a superfície dos dentes durante a mastigação, e assim reduzem a quantidade de resíduos alimentares aderidos à sua superfície.
As crianças necessitam de atenção redobrada, já que, em meio às brincadeiras, pode sofrer quedas e fraturas dos dentes.
No caso de perda do dente, o aconselhável é colocá-lo em recipiente com soro fisiológico, água ou leite, para evitar sua desidratação. Procure um dentista o quanto antes. E não tente limpar o dente, deixe que o dentista o faça.
Os praticantes de esportes radicais e de contato devem usar protetores bucais, confeccionados pelo dentista, sob medida. Isto diminui muito o risco de fraturas.

Os praticantes de esportes radicais e de contato devem usar protetores bucais, confeccionados pelo dentista, sob medida. Isto diminui muito o risco de fraturas.
De qualquer forma, havendo ferimentos, evite a automedicação. Estanque o sangramento, coloque gelo e, no máximo, tome um analgésico. Procure um dentista urgentemente.