terça-feira, 8 de junho de 2010

DENTES PRA QUE TE QUERO

A perda precoce da dentição que ainda não é definitiva deve ser tratada para evitar prejuízos futuros à saúde da criança.

Muitas vezes, ela é interpretada como o símbolo máximo da peraltice infantil: no sorriso, um dente quebrado, ou até mesmo uma lacuna entre os dentes, fruto de alguma queda ou pancada, ou causada por cáries extensas.

O que muitos pais desconhecem é que o excesso de tempo entre a perda do dente de leite e a chegada da dentição definitiva pode trazer más consequências. Vão de uma inicial dificuldade de articulação da fala ao comprometimento dos dentes definitivos, que poderão ter a formação dificultada pela retração da gengiva. Além, claro, de o sorriso incompleto por anos levar a críticas e questionamentos.

OS TRAUMAS

A fratura ou perda de dentes como resultado de traumas é mais comum entre meninos, e em muitos casos ocorre de algum acidente no ambiente escolar.

Podem ter como consequência uma simples fratura de esmalte até a perda do dente. O mais comum é ocorrer uma subluxação (desprendimento parcial do dente do osso e da gengiva). É caracterizado por um moderado sangramento, que surge bem no pé do dente, podendo amolecer ou não.

Em casos onde ocorre apenas uma fratura no dente, não prejudicando a raíz e seu ligamento, o dentista pode fazer a colagem do fragmento quebrado ou a reconstrução do dente com resina ou outro material restaurador, dependendo da extensão da fratura. Mesmo nesses casos, considerados mais simples, é importante o acompanhamento periódico do dentista, através de exames radiográficos.

Em casos mais graves, o trama pode resultar até na avulsão (queda) do dente. Nesses casos, é importante seguir algumas recomendações:

- Localizar o dente;

- Nunca pegar o dente pela raíz;

- Lavar em soro fisiológico ou água corrente, sem esfregar a raíz;

- Observar o estado dos outros dentes;

- Se estiver tudo bem, recolocar o dente;

- Se não for possível, coloque o dente em recipiente com soro fisiológico ou água;

- Procure seu dentista o mais rápido possível.

Em todos os casos, é imprescindível o acompanhamento do dentista, já que a perda do dente pode acontecer até meses depois, por complicações resultantes da pancada.

SOLUÇÕES PARA PERDA DE DENTES DECÍDUOS

As próteses, ou mantenedores de espaço, surgem como alternativa para sanar problemas estéticos e funcionais. Os aparelhos são confeccionados para respeitar o desenvolvimento da arcada, que se modifica entre a dentição de leite e a definitiva. Como resultado, oferecem conforto e naturalidade à criança.
Em contrapartida, os pais devem fiscalizar com rigor a limpeza, além de estar atentos à manutenção. O uso de próteses em crianças é indicado para aquelas que perderam dentes de leite precocemente, seja por trauma ou por destruição extensa por cáries. A vantagem é que pode devolver a estética, a função e a fonética ao paciente. Para aquelas crianças que já perderam dentes antes do período normal de troca, um esforço ainda maior deve ser realizado com relação a uma boa higiene bucal, com uso de escova, pasta de dente e fio dental, além de uma alimentação saudável e balanceada. Assim, evita-se que outras perdas dentárias ocorram.