A perda precoce da dentição que ainda não é definitiva deve ser tratada para evitar prejuízos futuros à saúde da criança.

O que muitos pais desconhecem é que o excesso de tempo entre a perda do dente de leite e a chegada da dentição definitiva pode trazer más consequências. Vão de uma inicial dificuldade de articulação da fala ao comprometimento dos dentes definitivos, que poderão ter a formação dificultada pela retração da gengiva. Além, claro, de o sorriso incompleto por anos levar a críticas e questionamentos.
OS TRAUMAS
A fratura ou perda de dentes como resultado de traumas é mais comum entre meninos, e em muitos casos ocorre de algum acidente no ambiente escolar.
Podem ter como consequência uma simples fratura de esmalte até a perda do dente. O mais comum é ocorrer uma subluxação (desprendimento parcial do dente do osso e da gengiva). É caracterizado por um moderado sangramento, que surge bem no pé do dente, podendo amolecer ou não.

Em casos mais graves, o trama pode resultar até na avulsão (queda) do dente. Nesses casos, é importante seguir algumas recomendações:
- Localizar o dente;
- Nunca pegar o dente pela raíz;
- Lavar em soro fisiológico ou água corrente, sem esfregar a raíz;
- Observar o estado dos outros dentes;
- Se estiver tudo bem, recolocar o dente;
- Se não for possível, coloque o dente em recipiente com soro fisiológico ou água;
- Procure seu dentista o mais rápido possível.
Em todos os casos, é imprescindível o acompanhamento do dentista, já que a perda do dente pode acontecer até meses depois, por complicações resultantes da pancada.
SOLUÇÕES PARA PERDA DE DENTES DECÍDUOS
Em contrapartida, os pais devem fiscalizar com rigor a limpeza, além de estar atentos à manutenção. O uso de próteses em crianças é indicado para aquelas que perderam dentes de leite precocemente, seja por trauma ou por destruição extensa por cáries. A vantagem é que pode devolver a estética, a função e a fonética ao paciente. Para aquelas crianças que já
perderam dentes antes do período normal de troca, um esforço ainda maior deve ser realizado com relação a uma boa higiene bucal, com uso de escova, pasta de dente e fio dental, além de uma alimentação saudável e balanceada. Assim, evita-se que outras perdas dentárias ocorram.
