O Projovem é um programa de inclusão de jovens, que visa a elevação do grau de escolaridade e qualificação profissional dos jovens que não tiveram a oportunidade ou não conseguiram completar seus estudos.
Foram 3 palestras, nos 3 núcleos existentes na cidade: Escola Municipal João Pinheiro, Escola Municipal Irmão José Gregório e CAIC Prof Arino Ferreira Pinto.
Gostaria de aproveitar esse blog para comentar sobre essa experiência.
Foram noites bem cansativas, mas muitíssimo proveitosas. Essas palestras me fez pensar sobre como a sáude bucal é vista pela população.
Qual é a primeira coisa que você pensa quando houve falar de dentista? Acho que eu mesmo posso responder: Dói! É muito caro!
Estou errado?
E quem é o culpado por isso: o dentista?
Só ouvindo as pessoas que podemos refletir sobre o assunto... Nós, dentistas, ficamos dentro de nosso consultório só resolvendo os problemas já existentes... precisamos sair desse nosso "mundinho" para ver que há muito o que se fazer para melhorar a saúde bucal da população.
Quem sabe por que o dente dói? Por que a gengiva sangra? Quem sabe escovar corretamente os dentes? Quem já foi ao médico um monte de vezes, e nunca descobre a causa daquela "maldita" dor de cabeça?
São perguntas que nós, dentistas podemos responder. E só quem tem um desses problemas sabe o quanto isso incomoda.
Infelizmente, em nosso país, só se lembra dos dentes quando eles estão com algum problema. Ou alguém aqui vai ao dentista regularmente, a cada 6 meses? Se você tem esse hábito, parabéns! Saiba que você é uma rara excessão...
trecho do documentário "boca a boca" - turma do bem
Por que é assim?
Porque nossa cultura é assim. Quem já não ouviu dizer que quando ficarmos velhos, não teremos dentes? Não é atoa que somos conhecidos como o "país dos dendentados". E que ironia, somos o país onde mais se formam dentistas no mundo... Vai entender...
Por que tem que ser assim?
Não tem que ser assim. Nós, dentistas, podemos mudar isso. Como? Levando nosso conhecimento para fora de nossos consultórios. Não somos "máquinas" de "tapar" buracos.
Nós, população, devemos cobrar dos dentistas isso, cobrar do governo medidas que tratem a saúde bucal como saúde essencial, não como "acessório". Nossa boca não é menos importante que qualquer outra parte do corpo... ou é?
Nenhum comentário:
Postar um comentário